domingo, 22 de junho de 2008

Mas mantenha o respeito!

Discussão sobre pais e filhos com a Andréa, a menina que fugiu dos pais, os novos empregos da Mariana, a briga dos ninos, e hj a minha discussão com o Lê.

Sabe, várias coisas aconteceram nestes dias na minha vida e eu acredito que todas elas me levem a mesma reflexão: O que é respeito para você?

De vez em quando eu penso no quanto o respeito pode estar ligado a responsabilidade, mas geralmente quando me vem esta palavra eu penso no quanto ela está relacionada a individualidade e invasão do espaço do outro. O Lê sempre brinca por causa da redoma que me envolve durante todos os momentos, que eu carinhosamente apelidei de espaço individual. É pra mim é deste jeito mesmo, alguém que invade de alguma forma (física ou psicológica) o meu espaço sem a minha permissão, geralmente eu considero que está me desrespeitando. Sei lá, é complicado alguém usar o seu corpo, falar a respeito das suas idéias, ou mesmo criticar sua atuação em alguma coisa sem falar de respeito. Até onde vai o seu direito de falar?

E aquela idéia de respeitar os mais velhos? O que é incluído nisso? Considerá-los mais, é... talvez...

Um outro ponto é que eu já cansei de hipocrisia há muito tempo na minha vida, e eu não gosto de relacionar a palavra respeito aqueles bons costumes já estabelecidos na sociedade. Por isso eu não gosto de falar de moral, pq pra mim isso é só uma idéia disseminada que ninguém refletiu de verdade a respeito disso.

Eu mesma não tenho este conceito já definido, mas diante de tantos estímulos, vou refletir sobre isso, para poder compreender o que é respeito para mim.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Cin!
Acho interessante você (e, talvez, seu namorado) ler o livro "O Corpo Fala" (de Pierre Weil e Roland Tompakow). Nele você encontra uma parte muito interessante sobre espaço individual: como ele se cria, se desenvolve e se instala. O mais incrível (e que até podemos observar) é que as crianças não tem isso tão desenvolvido, por isso na primeira infância sempre as vê juntas, por mais que peça para elas se afastarem (durante as atividades)... sempre é muito engraçado, mas a comunicação delas é através do corpo, pois ainda não dominam as palavras. Com o tempo vamos "fechando" esse espaço e limitando nossa comunicação corporal e, conseqüentemente, a afetiva. Talvez isso seja algo também para se pensar...
Bom... é isso...
Beijos

Anônimo disse...

Allan e Barbara Pease, autores do livro "Desvendando os segredos da linguagem corporal" dizem:

"Ser aceito ou rejeitado por outras pessoas depende do respeito que você demonstre pelo espaço pessoal delas".

"Considerando que muitos fatores podem afetar a distância espacial que uma pessoa guarda das demais, é prudente levar em conta todos os critérios antes de fazer um julgamento sobre o motivo que levou o outro a se manter a uma certa distância".

O espaço individual realmente existe (conhecido, na Psicologia, como espaço pessoal). Pena que muitas pessoas desconhecem isso no dia-a-dia.