sexta-feira, 18 de março de 2011

Auto-Controle - A Solução

Se coubesse a minha alçada definir qual é a ação mais difícil do mundo, a resposta viria de bate-pronto: controlar-se

Pq não há maior exercício de paciência do que este; dominar a própria ansiedade ou a vontade de algo. Controlar-se é apaziguar conflitos internos, é harmonizar o que há dentro de você, seja uma característica boa ou ruim. Quando você se controla permite que a razão se sobreponha ao ímpeto e na maior parte das vezes se torna alguém mais coerente. Com o auto-controle as influências externas têm ação reduzida e você se torna alguém menos sugestionável e com mais personalidade. Se controlar parece que está relacionado à poda ou restrição, mas não, se controlar muitas vezes pode significar se permitir; se permitir independência, se permitir mudanças, se permitir ser você mesmo. Passei muito tempo acreditando que a minha espontaneidade não era possível dentro do contexto do auto-controle. Mas na verdade, o que seria a liberdade senão uma sensação que nós consentimos e autorizamos sair de dentro de nós para o mundo? Pode parecer paradoxal, mas eu descobri que se controlar é, de alguma forma, ser livre.

Portanto, o auto-controle é o principal responsável pelo liberação hormonal dentro de nosso corpo e pela atuação da sociedade dentro de nossa conduta. Ou seja, o maior responsável pelo que eu chamo de felicidade ;]

E é por isto que eu continuarei me esforçando para conseguir me controlar, hoje e sempre.

3 comentários:

Bianca Kubagawa disse...

Linda! Como vc escreve bem! Nem parece que fez FEF!!! =P Adorei o texto! E calhou bem numa situaçao aqui perto.. acho que sempre calha bem esse assunto neh!!

beijos querida!!
Saudades!
Amo vc!!

Bi

Anônimo disse...

Nossa auto controle, as vezes acho que não sei o que é isso, tento muito pensar antes de agir e falar, mas sou muito impetuosa,quando vejo ou me fazem algo que me magoa ou machuca eu simplesmente ajo, muitas vezes sem pensar e as vezes me arrependendo, mas na minha visa toda sempre fui assim muito impulsiva, muito de agir de fazer seguindo meus instintos, queria ser um pouco mais controlada acho que seria mais fácil levar a vida e lidar com as pessoas, acho que preciso pensar um pouco mais sobre isso rs...

Mais uma ves por aqui!
Léticia

Ci disse...

Aiiii Biii, você que é linda! Muito obrigada querida. E seja bem vinda Lê, vamos aprender a nos controlar juntas =) Beijos