sábado, 22 de agosto de 2009

Cheiro de Amor

Não, este post não é a respeito do grupo de axé que fez sucesso há uns 10 anos atrás competindo com a Banda Eva de onde saiu a Ivete. O posto é para falar disso mesmo, os cheiros do amor... ou, o cheiro dos amores....rs

No filme Harry Potter 6 (o pior da série, por sinal) há um momento em que o profº Slugorn mostra aos alunos uma das mais poderosas poções; a poção do amor. E a bendita poção remete ao "usuário" (na ausência de uma palavra menos relativa a adicção, esta fica, rs) uma série de cheiros que estão armazenados em sua cabecinha e em suas narinas; os seus respectivos perfumes favoritos. Para cada pessoa a poção tem um cheiro. Pra Hermione, tem cheiro de pergaminho novo, grama recém cortada e sei lá mais o que. Para o Harry tem uns cheiros de algo de vassoura (rs, acho que a do Di tbém teria...hahahaha) e um perfume adocicado que ele acaba se recordando posteriormente que é o cheiro da Gina (mui romanticoooo, rs).

O que eu sei é que desde que eu vi este trecho no livro isso vive me fazendo pensar que cheiro teria para mim a poção do amor. Pq eu sou muito ligada a odores. Sei lá, me provoca sensações, me faz ter lembranças de coisas há muito esquecidas. Esta semana eu usei um creme e sai de manhã cedo e sei lá pq cargas d'água eu me lembrei do dia em que fui no Colégio Renovação pela primeira vez e conheci o Ap decorado do Di. Acho que eu tinha passado aquele creme no dia, e o horário em que eu sai de casa, o ventinho gélido da manhã antes do sol aparecer fez td me parecer estranhamente familiar.

Este, claro, foi só um exemplo, mas os cheiros mexem mt comigo... Se alguém vem com um perfume parecido, eu fico procurando a pessoa ao redor! Acontecia mt com o Branca, eu adorava o cheiro dele, aí certa vez um aluno apareceu com o mesmo perfume e eu fiquei pensando que ele estava lá! rs

E tbém pode ser negativo... eu já terminei um relacionamento que ia bem pq não gostava do cheiro do cara. E tbém já deixei de ficar por causa disso. Não tem como, vc vai ter que ficar cheirando aquele cheiro que não te agrada? Argh! rs Não ia dar certo...

Acho que a minha poção do amor teria o cheiro de quando eu entro na casa do Di (que não é a minha casa, mas me dá uma sensação de tranqüilidade, me lembra a palavra Lar e me faz mt bem), o perfume azul-esverdeado que só o Maurício tem, cheiro de rocambole de banana com chocolate, cheiro de bolo saindo do forno, cheiro do vapor de milho vindo daquelas barraquinhas nas ruas, cheiro de café de manhãzinha, o cheiro da minha mãe com a mistura de cremes, óleos e perfumes que ela faz a noite e que só fica bem nela, cheiro de livro novo, cheiro de trabalho de escola recém-impresso, cheiro do meu edredom quando acaba de ser lavado, cheiro de pizza antes de abrir a embalagem e mais algum bem especial que eu ainda irei descobrir... e me apaixonar =)

3 comentários:

Leandro disse...

Nossa, eu não te faço lembrar nada de bom, fico até triste!!!!

Anônimo disse...

Amar é uma forma de odor.
Chega em flagrante. Chegou.
Nos cobre a onda
Que cheira a vida apaixonada
A cravos que em duas bocas se rompem.

Anônimo disse...

Almas perfumadas

Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta. De sol quando acorda. De flor quando ri. Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda. Ao lado delas, a gente se sente comendo pipoca na praça. Lambuzando o queixo de sorvete. Melando os dedos com algodão doce da cor mais doce que tem pra escolher. O tempo é outro. E a vida fica com a cara que ela tem de verdade, mas que a gente desaprende de ver.

Tem gente que tem cheiro de colo de Deus. De banho de mar quando a água é quente e o céu é azul. Ao lado delas, a gente sabe que os anjos existem e que alguns são invisíveis. Ao lado delas, a gente se sente chegando em casa e trocando o salto pelo chinelo. Sonhando a maior tolice do mundo com o gozo de quem não liga pra isso. Ao lado delas,pode ser abril, mas parece manhã de Natal do tempo em que a gente acordava e encontrava o presente do Papai Noel.

Tem gente que tem cheiro das estrelas que Deus acendeu no céu e daquelas que conseguimos acender na Terra. Ao lado delas, a gente não acha que o amor é possível, a gente tem certeza. Ao lado delas, a gente se sente visitando um lugar feito de alegria. Recebendo um buquê de carinhos. Abraçando um filhote de urso panda. Tocando com os olhos os olhos da paz. Ao lado delas, saboreamos a delícia do toque suave que sua presença sopra no nosso coração.

Tem gente que tem cheiro de cafuné sem pressa. Do brinquedo que a gente não largava. Do acalanto que o silêncio canta. De passeio no jardim. Ao lado delas, a gente percebe que a sensualidade é um perfume que vem de dentro e que a atração que realmente nos move não passa só pelo corpo. Corre em outras veias. Pulsa em outro lugar. Ao lado delas, a gente lembra que no instante em que rimos Deus está dançando conosco de rostinho colado. E a gente ri grande que nem menino arteiro.

Costumo dizer que algumas almas são perfumadas, porque acredito que os sentimentos também têm cheiro e tocam todas as coisas com os seus dedos de energia. Minha avó era alguém assim. Ela perfumou muitas vidas com sua luz e suas cores. A minha, foi uma delas. E o perfume era tão gostoso, tão branco, tão delicado, que ela mudou de frasco, mas ele continua vivo no coração de tudo o que ela amou. E tudo o que eu amar vai encontrar, de alguma forma, os vestígios desse perfume de Deus, que, numa temporada, se vestiu de Edith, para me falar de amor.

Ana Cláudia Saldanha Jácomo