sábado, 14 de março de 2015

Keep Calm

É impressionante que quanto mais eu preciso desabafar, menos eu consigo usar este espaço. Nos meus grandes momentos de crise, o meu grande trunfo, a racionalidade, se esvai como se nunca tivesse existido, e é com a minha racionalidade que eu escrevo textos, e é sobre este assunto o post de hoje.

Atualmente fazem muita piada com aquela propaganda Keep Calm and Carry On, mas é bem por aí. Eu sou uma pessoa muito intensa. Como diria Clarice Lispector, ou quem quer que tenha escrito e à ela foi atribuído; "Exagerada toda a vida: minhas paixões são ardentes; minhas dores de cotovelo, de querer morrer; louca do tipo desvairada; briguenta de tô de mal pra sempre; durmo treze horas seguidas; meus amigos são semi-irmãos; meus amores são sempre eternos e meus dramas, mexicanos". E eu sofro muito por ser assim. Toda desilusão, seja ela amorosa ou idealística é uma faca torcida no peito. Eu sinto como se não houvesse amanhã e que toda a oportunidade de viver fosse no hoje. E o único instrumento que conheço para lidar com este furacão chamado Cinthia se chama; serenidade.

Há muitos anos atrás, quando eu tive a grande crise (que foi capaz de juntar romance, profissão e ideais de vida todos em uma única massaroca) eu descobri a Cinthia Serena, a que coloca em prática toda a filosofia que estuda em pról do maior bem que podemos ter: felicidade. Não é ela a co-criadora da TBE. E nem é ela que super reflexiva ou criativa. Ela também não é a mais forte e resiliente. Mas é ela, que é a mais racional e inteligente, é a que doma as demais Cinthias: a Crayon, a Cirritada, a Ciguete, a Ci Atleta, Cinthia Séria e todos as demais frações e pedacinhos que existem aqui dentro. Elas nunca chegaram a explodir ou tentar uma destruir a outra pq existe a Ci Serena, que cuida de todo mundo e que é enxadrista o suficiente para saber qual Cinthia deve tomar a frente em cada situação. É só ela quem enxerga que para todos os problemas há solução, mesmo que ela seja simplesmente esperar.

Eu estou passando por uma nova grande crise. Parece de longe só afetiva, mas eu a vejo como uma crise sobre os meus valores e príncipios. Uma crise onde eu brinquei com a minha natureza, onde eu desafiei os meus limites e uma crise onde eu estou aprendendo um bocado. Só que eu me conheço tanto hoje, que ela tomou proporções exorbitantes, o que só corrobora o quanto muitas vezes a ignorância é de fato uma benção, até mesmo dentro de nós. O preço de tomar a pílula vermelha é alto e se você não mantiver a calma, pode surtar e jogar tudo pelos ares.

Portanto (como sempre muito mais para mim mesma do que para qq um) o grande desafio é a paciência; de me manter serena, de ouvir a minha racionalidade, de me auto-controlar, de esperar pela resposta no tempo certo, de permitir que a Ci Serena tome conta de qual é o melhor caminho e que em qualquer que seja a escolha, eu possa sentir aquele ar gelado no peito cheio de paz.

Ci; Keep Calm and Learn Much.

Nenhum comentário: