sábado, 28 de março de 2015

Super Ego e Controle - Eu acredito

Cada experiência e cada momento de vida sempre nos oferece muitas lições. Eu não desejo que ninguém sofra de uma apaixonite não correspondida. Eu espero que vocês, caros amigos, aprendam tudo em relação a isto nos filmes, nas músicas e assitindo a quantidade enorme de gente se decepcionando por aí. Mas se vocês forem como eu, céticos demais para achar que pode acontecer com um de vocês, ou ainda confiantes demais para acreditar que não há sensação que possa sobrepujar sua inteligencia e racionalidade; daí vos apresento a força de um ID, de uma criança e de uma primeira marcha.

A verdade é que, um dos meus maiores defeitos sempre foi tão ter a capacidade de me colocar no lugar do próximo. Eu sou uma pessoa boazinha e generosa. Eu sou amável e solidária. Eu trocaria uma infinidade de vezes a minha felicidade para garantir a felicidade de quem eu amo. Teoricamente, não sou uma pessoa egoísta. Mas o grande ponto do meu egoísmo não está em pensar só em mim, trapacear ou me beneficiar de alguma situação. O meu egoísmo ele consiste em não compreender como alguém é capaz de pensar aquilo. Eu simplesmente tenho uma grande dificuldade em pensar no mundo por uma perspectiva que não a minha.

Já há algum tempo eu venho considerando isto um defeito muito grande. Não foram raras as vezes em diálogos com amigos próximos eu sempre falava; "Nossa, mas como pode fulano pensar assim?" 

Eu não compreendia pessoas que passam anos apaixonadas pela mesma pessoa sem serem correspondidas. Eu não entendia o crime passional. Eu nunca entendi como pais poderiam mimar os filhos exageradamente. Eu nunca entendi como as pessoas poderiam repudiar a vida, quererem se matar. Eu nunca entendi quem não vê saída e nunca entendi como o seres humanos podem chegar a distorcer tanto a realidade e os bons sentimentos até por fim transforem o amor em ódio, a paz em guerra e as conquistas em mortes. Eu nunca entendi pq existiam tantas músicas de amor! Eu nunca entendi a depressão, os distúrbios alimentares e muitas doenças psicológicas que encontram-se espalhadas por aí. Dá pra ver que eu deixei de entender muita coisa, né?

Pq mesmo antes de ser muito racional, eu sempre fui extremamente positiva. Eu tenho bem arraigado este negócio de ver o lado positivo das coisas e eu acredito piamente que o o mundo é da cor que a gente pinta. Mas o mais engraçado é que eu vivo repetindo que o mundo é dentro pra fora (pq o mundo não é nada senão a nossa perspectiva dele), eu vivo argumentando sobre modulação hormonal e o quanto esta modulações são responsáveis pela nossa sensação de bem estar, mas eu nunca percebi o quão escravos somos destas recompensas. Eu nunca tive vícios, eu nunca tive compulsões, e quando eu me apaixonei loucamente, eu era nova demais e não tinha esta linha de raciocínio.

Enfim, tudo isto é uma grande lição. Ele acha que está me dando um tapa na cara por mostrar que a vida não é tão colorida. kkk Sinto muito meu bem, viver tudo isto me ensina muitas coisas a respeito de mim mesma, mas só corrobora que todas as escolhas são minhas, de dentro pra fora, da cor que a gente pinta e da maneira com a qual eu consigo controlar as minhas descargas hormonais, o meu ID, o meu animal e as minhas expectativas. Pq eles são basicamente a mesma coisa. Eles são a nossa força motriz, o nosso início, a propulsão. E eu sou sim alguém que sobrecarrega o meu superego e que muitas vezes sofre com isto, mas aprendendo a liberar meu animal aos poucos este equilíbrio esta chegando cada vez mais. 

E quanto a esta situação? Dói sim. Quase uma dor física. Se apaixonar na minha singela opinião, é a pior coisa que pode acontecer para alguém como eu e eu não desejo isto a ninguém, nem ao meu pior inimigo. Tira a sua racionalidade, te atrapalha em relação aos seus objetivos, faz a criança dentro de você dar escândalo por um brinquedo dentro do shopping, te cega, te ensurdece e te dá migalhas ridículas como recompensa. Mas eu não sei voltar no tempo e não conserto o mundo retroativamente. 

Portanto, eu agradeço a oportunidade de aprender a olhar por outro ponto de vista e sair da minha bolha, eu agradeço a lição por ser todos os dias alguém mais inteligente e mais forte, e sigo em frente, com ainda mais convicção de que as minhas respostas são verdadeiras e que pra criar bem um filho ou chegar mais perto de quem você quer ser, você precisa saber controlar a impulsividade da criança, e mostrar quem é que manda nisto aqui! =P

E o mais importante; não importa quantas vezes você venha a falhar, o que importa é saber onde se quer chegar e nunca desistir.

Nenhum comentário: