domingo, 5 de outubro de 2008

Faculdade terminada, menininha encaminhada?

É engraçado como os pais da nossa geração vêem a chegada à faculdade como uma grande vitória né? Sei lá, sempre ouço minha mãe agradecer a Deus por eu estar me formando e sempre ouço tbém ela falar com louvor de famílias "encaminhadas" por terem conseguido mandar todos os filhos para a universidade.

Eu sei que no nosso país isso é um desafio. Parece que tudo torce contra; as mensalidades caras, os cursinhos mais caros ainda, a concorrência enorme, e os vestibulares dificílimos. Além disso entrar na faculdade é sempre mais fácil do que se manter nela, isso em relação aos custos, tempo e esforço mental.

Eu dou um grande valor a minha formação universitária. Nunca paguei um real pro mackenzie e sei que tenho a melhor formação particular do Brasil. Não sei se fui sortuda, se fui inteligente, se estava na hora e no momento certo. O que eu sei é que eu vejo a minha bolsa como um bom salário para um estagiário (R$900,00) que me tranquilizou durante 4 anos, e que se eles não pedissem tanta documentação eu ficaria lá por mais um aninho.

A questão é que apesar de toda esta história de se formar/encaminhar é muito bonita, muito poética, mas não é muito séria, como diria o Pequeno Príncipe. O mercado de trabalho está cheio de gente formada, e pra falar a verdade eu me sinto ainda despreparada para o "mundo real". Eu amo ensinar, e acho que com o tempo farei isso muito bem, pq acredito, pq eu tenho um ideal, e pretendo não me esquecer dele. Porém, eu vejo agora que a graduação não vai garantir uma vida boa pra ninguém. E o complicado da minha profissão é que o custo benefício de se formar no mackenzie-lá-longe não vale a pena de cara, logo que você se forma. Aliás, pode ser que não valha a pena nem depois...rs

O que eu sei é que eu tinha que arranjar um jeito de contar para a Bolinha que é lindo ir à minha festa de formatura, que ela tem que se orgulhar muito de mim sim (pq foi muuiiiiito difícil ir para Tamboré nestes quatro anos), mas que ela não deveria contar que eu serei rica... pq isso... tá difícil benhê! rs


Amo muito ser Mackenzista!

3 comentários:

Unknown disse...

hahahaahhaa certez que muitos de nós estão com essas dúvidas na cabeça!!!
CINNN te amoooooooooooooooo!

Anônimo disse...

=D

Anônimo disse...

hehehhe.. só rindo mesmo... mas fazer o quê??!?! Tem que ser mesmo realista... rs...

=D