domingo, 31 de julho de 2011

Desejo, Necessidade, Vontade

"A gente não quer só comer
A gente quer comer e quer fazer amor
A gente não quer só comer
A gente quer prazer prá aliviar a dor

A gente não quer só dinheiro
A gente quer dinheiro e felicidade
A gente não quer só dinheiro
A gente quer inteiro e não pela metade"

E mais um da linha "o ser humano nunca está satisfeito". E realmente nunca está. Desde criancinha eu queria ser bonita, mas nunca foi o suficiente, então eu precisei também ser magra. E ser magra não foi o suficiente, pq eu queria era uma bundona de chamar atenção e ser gostosa. E como se isso não fosse já bem difícil, eu quis também ser inteligente. E não basta ser inteligente pra estudar numa boa faculdade e ganhar um dinheirinho. Não, eu queria a melhor faculdade e o melhor emprego. E mais, não bastava ser admirada pelo meu QI ou pelas minhas conquistas, eu também precisei dançar maravilhosamente bem para ser paparicada também pelos meus dons artísticos. Além disso, não fiquei satisfeita em ser boa Educadora ou qualquer coisa do gênero, eu queria ser boa também em exatas, humanas e biológicas. E queria ter feito milhares de viagens pelo mundo, falado várias línguas, estar bem vestida e sorridente. Tudo isso pra ontem...

Eu sempre quis é que ser alguém de tirar o chapéu. Alguém que é bonita, é inteligente, é saudável, é popular, é correta e é feliz. E sabe o que acontece?

"Uma sede de mundo permanentemente nos aflige" (A. Shopenhauer).

E você passa a ser um zero a esquerda se ninguém te admirar. E eu simplesmente não quero mais. Eu não quero depender dos elogios, eu não quero depender dos assobios, eu não quero depender dos louvores a respeito da minha aparência, da minha personalidade, da minha inteligência ou do meu salário. Eu não quero. Mas eu confesso que é mt difícil se livrar destes pacotes e fantasmas que a sociedade coloca tão pertinho de nós. Muitas vezes é difícil até reconhecê-los.

E é por isso que é preciso compreender o que é desejo, o que é necessidade e o que é vontade, como diriam os Titãs. Ah! E o que é prioridade também.

Um comentário:

Cih disse...

Eu ainda tô nessa nóia de querer estudar na melhor faculdade,ser a melhor profissional etc ...
Mas acho que isso também se deve ao fato de que eu não consigo ficar quieta em algo sem querer sempre algo a mais,uma sede de fazer tudo ao mesmo tempo quase incontrolável,mas acredito que uma hora as coisas se tranqulizam por si só!
Beijos