terça-feira, 17 de novembro de 2009

"Jogado aos teus pés...

...Eu sou mesmo exagerado. Adoro um amor inventado." - Cazuza

Hoje, durante todo o dia, eu me flagrei filosofando sobre um traço da minha personalidade; a hiperbole.


Td pra mim é sempre muito. Eu tenho a impressão de que os meus sentimentos são bem maiores e mais fortes. As minha sensações mais a flor da pele. As minhas paixões mais avassaladoras. Os meus medos, os maiores do mundo. Os meus desejos, emergenciais. As minhas dores, lancinantes.

O meu coração já se acostumou a disparar. As borboletas passam as férias de inverno e de verão no meu estômago. A garganta vive seca, as mãos vivem suadas e as pernas, bambas.

E acontece tudo num espaço tão curto de tempo que eu não sei onde começa e onde termina.
E eu fico tão perdida nestas ocilações que eu já nem sei mais onde vou parar.

Eu sei, cognitivamente, que a minha busca é no equilíbrio, no foco, no eixo e na paciência. E eu tenho trabalhado com afinco para melhorar. Mas é uma luta constante domar este leão que vive dentro de mim. Confesso que durante as dores, dá vontade de fugir sem rumo, sem direção e em altíssima velocidade. Mas ainda desconheço prazer que se compare ao furor dos meus contentamentos =)

É isso; o preço que se paga...

"Exagerada toda a vida: Minhas paixões são ardentes. Minhas dores de cotovelo, de querer morrer. Louca do tipo "desvairada". Briguenta de "tô de mal pra sempre". Durmo treze horas seguidas. Meus amigos são semi-irmãos. Meus amores são sempre eternos. E meus dramas, mexicanos." - Clarice Lispector

(Obrigada Tico por me apresentar este trecho. Perfeito para nós (!!!) e muito esclarecedor)

Um comentário:

Unknown disse...

Cin,
Lendo esse texto lembro de Freud (sim, Freud explica.. rs..) falando sobre as estruturas mentais. Nesse estudo ele remete a um outro de um filósofo (agora não me pergunte qual). Nele, a informação é que somos um condutor que conduz dois cavalos: um que é puro instinto (ou seja, faz tudo que tem vontade) e outro que é superprotetor. Enquanto um deseja correr, o outro faz questão de se manter sereno. E, como condutores, temos que saber controlar e dosar esses dois cavalos.
Realmente você tem uma tendência ao egoísmo, ao impulso. Mas isso não é ruim. O ruim é você pensar que isso não é bom. Enquanto não aceitar esse lado, e aceitar como é, ficará triste. E deve aprender que não importa o que os outros falam, você tem que ser você.
Sempre fui uma pessoa muito solidária. E tomei muito na cabeça por isso. Só que hoje continuo sendo assim, mas já não cobro das pessoas o que antes ficava esperando. Aprendi que esse é o aspecto mais importante da minha personalidade, independente do que os outros digam. E continuarei sempre assim porque me aceitei.
Aceite e aprenda: seja intensa, seja você. Só não seja cruel. Dê às pessoas o que espera em troca. E se não receber, não lamente. Entenda que o importante é dar o que você pode dar. O resto, deixe que aconteça.
O equilíbrio só vem quando aceita o que é e também o que aprendeu a ser.
Beijo