sábado, 31 de outubro de 2009

Me engana que eu gosto

Nossa, senti uma urgência em escrever este post. Acho que é uma informação tão importante ao meu respeito que eu nunca coloquei aqui!

É engraçado o quanto as pessoas gostam de "ser enganadas" não é mesmo? Penso isso desde criança.... minha mãe preferia não saber a verdade. Ela escolhia isso. Talvez com um comportamento menos imperativo ou com perguntas mais persuasivas ela obtivesse as respostas verdadeiras.

Hoje eu penso isso a respeito dos relacionamentos (sim, este ainda é o meu tema preferido, mas eu tenho tentado mudar...rs). As pessoas gostam das falsas aparências. Ficam satisfeitas com as conclusões precipitadas que elas têm. Especialmente os homens.

Digo isso por ter tantos amigos homens. E digo isso pq tbém tive muitos relacionamentos e pago um preço muito alto por ser como sou. Ser espontânea dá uma grande margem para ser mal compreendida e ser chamada de aberta, eu sei. Faço isso consciente. Acho que vale a pena parecer algo que não sou para poder aproveitar a vida com menos limites e restrições.

Eu até pensei em começar este post demonstrando a minha profunda revolta sobre o quanto me sinto incompreendida, mas ficar nesta lamúria não faz sentido com a postura que eu adotei. Eu sabia que não a ser fácil, e sei de mais uma coisa tbém: o prejuízo não é meu.

Mas o ponto é, pq preferimos (ainda me incluo pq pode ser que vez ou outra eu não me permita olhar o profundo e só veja o óbvio e superficial) as aparências e pq damos tão poucas chances para as pessoas mostrarem o que elas são de verdade ou o melhor delas? Pressa? Carência? Ansiedade?

Vou tentar sintetizar. Quando falei disso a respeito dos homens eu quis dizer que eles crescem com a idéia de que uma boa mulher para ele é aquela santinha, que teve um ou dois namorados durante toda a vida, que " se valoriza", diria minha mãe. Mas isso tem a princípio duas lacunas.

A primeira; qual moça é realmente assim e qual simplesmente te passa esta idéia? O quanto as pessoas são capazes de fingir e jogar para atingir um objetivo?

A segunda; vale a pena encontrar alguém que se guardou tanto enquanto você estava aí pirigueteando? Quais as chances de isso dar errado? Quais as chances de daqui há 10 anos, quando vocês tiverem casados e com filhos que ela diga "Nossa, acho que não aproveitei muito bem a minha vida de solteira e quero aproveitar agora!"

Não seria, pelo menos justo, encontrar alguém na mesma situação que você? Que viveu como você e que tem chances bem menores de se arrepender do que não viveu mais tarde? E pq não? Eu dou a resposta; por mais puro egoísmo! Funciona bem assim: olha amor, eu vou lá viver e "aproveitar" a minha vida e você fica aí me esperando para depois ser a esposinha ideal, casarmos e termos filhos!

Eu vejo toda esta situação como uma grande patifaria (pronto, acho que agora chegou o momento certo para exprimir a minha revolta!). Todo mundo fica encenando e as pessoas gostam disso! Raramente alguém vai ficar esperando. Provavelmente vai fingir que está esperando, e só. Tenho uma amiga que namora há 5 anos, há 2 trai o namorado com o mesmo cara e ele nem desconfia. E ela me dizia que eu estava errada em tentar um relacionamento aberto. Errada por falar a verdade? Por jogar limpo? Nossa, mas que inversão de valores não?

Anyway, eu não quero ficar encenando. Não quero ter que enganar ninguém e nem fazer nenhum ABC do Xaveco para encontrar alguém com quem eu possa ser feliz. E assim, mais uma vez eu escolho ser transparente =)

3 comentários:

Unknown disse...

uhauhauhuah " abc do xaveco " rs ..., eh acho q voce melhor do q ngm entendeu as minhas revoltas desta "pratica" rs ...a falta d trasparencia q isso acarreta .. aprendia mto com esse seu discurso .. complementava bastante os meus pensamentos ... q bom q vc pos ele em texto para q possamos sempre nos lembrar ... as pessoas são levadas por seus intintos , pelas imposições socias , e o pior d tdo .. nem percebem ...é a velha historia do comercial q meu pai conta , fazia tempo q vc naum tocava nesse assunto .. mas ele sempre esteve imprimido nos seus descursos .. como c um dia (como este) vc fosse colocar tdo pra fora com uma certa revolta ..rs...mas como disse me identifico com esse pensamento , rs ... daria uma noite d conversa com um grande crescimento pessoal ... whatever (só pra naum copiar o seu "anyway" ) ... eu vi agora o texto "Enquete" ta escrito q vc gostaria q eu o respondesse , mas eu vou atender o pedido respondendo este post , pq o outro embora , diga mto d vc ,objetivamente , naum chega a um ponto tao crucial qto este post , q no caso eh a base d mtos d seus pensamentos,
inclusive os fora d relacionamentos(soh pra vc naum ficar bitolada achando q vc soh pensa em nesse sentido =P ) ... entaum estou respondendo este .. qto ao da enquete EU queria um dia q vc me fizesse essas perguntas pra eu responder ! seria bem mais legal =D ... bem pra finalizar eu deixo uma descrição q eu li num livro qdo eu fui na casa do meu pai q me lembro mto vc ... e o melhor lugar pra t mostrar essa descriçao seria como resposta a um post seu .. pois eh sobre essa sua grande habilidade , melhor sobre a expressão do seu sentimento :

" Escreve de modo simples , despretensioso , agradável , com certo sabor ingênuo: com toda espontaneidade, poe a alma no que faz ".

eu achei isso a sua cara , talvez até tenha q t mostrar o livro pra vc naum achar q eu estou inventando , o q me espantou foi alem da grande semelhança o uso da palavra "espontaniedade" , a palavra perfeita pra t descrever , e mais ainda , o q mais me impressionou foi q houve uma continuidade a isso ... a explicação da continuidade eh complicada , levaria outra noite d conversa (e seria uma das boas) ... bem parabens por manter-se sempre sendo vc msma , evolua sempre deste ponto ... ateh bjo =D

Bianca disse...

nooossa cinn a gente precisa msm se ver...!! to nessa msm vibe que a sua!!! hhehehe =P

bjuss minha linda..! te amo mto!!

Bia

Mônica disse...

Vc linda como sempre né... Deveria ser escritora rs... Disse tudo: Não é vc que perde por ser vc mesma, assim, sincera...

Tô morrendo de saudade dos nossos papos, das nossas risadas, dos nossos bailes...Não qro nunca ficar longe de vc, ñ se esqueça disso... Amo- te! =)Mônica Flower