quarta-feira, 26 de maio de 2010

Magic Work

Parece uma coisa bem lógica trabalhar, ganhar dinheiro e daí sim fazer o que você realmente quer como viajar, descansar, passear e etc. Mas eu não sei pq cargas dágua a lógica da minha cabeça sempre foi diferente, e principalmente na hora da escolha da profissão. Eu nem pensava nesta tal história de ganhar dinheiro, eu só conseguia pensar em ser feliz.

Digo isso pq na minha lógica, vc não pode passar tanto tempo como passamos trabalhando só esperando que no final tenha uma recompensa. Eu nunca consegui acreditar que a melhor parte está no final e que temos que ficar nos torturando e fazendo algo que não gostamos para que depois pudéssemos finalmente desfrutar a parte boa. Daí veio a genial idéia (que obviamente não foi minha) de ter prazer no processo, durante a parte em que se ganha dinheiro, ou seja, amar a sua profissão.

Daí quando estas idéias loucas bateram na minha cachola, eu escolhi ser professora, amar ensinar, formar, educar... Claro que nem passou pela minha cabeça que seria difícil, que nem sempre todos iriam querer aprender, e que eu iria ser mt mal remunerada na maioria das vezes neste caminho... O que eu sei é que hj, eu estou formada e tenho medo de não ter feito a escolha certa. Pq olho para os lados e vejo tanta gente ganhando dinheiro e conseguindo finalmente ter aquela recompensa do final...=/ E eu apanhando para aprender a ensinar e sem saber o que sou de verdade.

Claro que tem coisas que me fazem olhar para o futuro e agradecer a minha teimosia, especialmente quando vejo que mudei o pensamento e a vida dos meus alunos de alguma forma. Eu gosto quando vejo que consegui atingi-los, tocá-los com as coisas que eu digo, sejam elas com embasamento científico, literário, experimental ou meramente "ilustrativo".

Gosto quando vou lá no Renovação (colégio base para meu TGI) e percebo que eles acreditaram em algo que ninguém punha fé, mas que com inteligência, dedicação e força de vontade aquilo agora existe e transforma a sociedade no meio em que estão inseridos. Gosto quando vou numa aula de dança e vejo que os alunos se transformam ao passar por ela, não só motoramente mas emocionalmente. Gosto quando dou aula de GL em alguma empresa e depois da aula os alunos me procuram para perguntar o que eu recomendo para uma vida mais saudável. Gosto quando meus alunos conscientizados compreendem a importância e a lógica do seu treino e o fazem com dedicação, amor e cuidado a si próprio.

Por estas coisas é que ser educador é mágico, mas com certeza deve ser bem mágico nas férias ser engenheiro, pq pelo menos dá para tirar uma graninha de verdade...rs

Férias que eu queria agora!

4 comentários:

Cih disse...

Acho que é por isso que não me decidi até hj,fico oscilando,Letras,Jornalismo,Arquitetura....
Eu gosto de escrever e não existe faculdade pra isso.Depois de tanta fumaça saindo da minha cabecinha resolvi deixar no sorte,vou fazer o Prouni,a melhor bolsa que eu conseguir é a minha escolha,muito irresponsável da minha parte,mas ainda tenho que decidir se quebro a cara,façou ou me arrependo...boa sorte pra vc,também sou professora,de 15 anjinhos de 44 anos de idade rsrs
Beijos

Ci disse...

Pois é Ci, eu também fui encantada pela mágica de escrever. Quebrei um pouco a cabeça mas me achei! =) Ainda não faço o que quero, mas já sei o que é, rs. De qq forma, com um pouco de garra e um pouco de reflexão você chega lá! beijão

Cih disse...

O sono é uma coisa maligna escrevi "no sorte" e falei que meus alunos tem 44 anos hahahahahahaha
Meus alunos tem 4 anos de idade,sou recreadora,ou auxiliar de recreação infantil como vc preferir.Enisno hábitos de higiêne,estimulo a coordenação motora,diversão e bla blá blá rsrs
Ah vc disse para eu te mandar um e-mail,mas não achei nenhum e-mail seu,se vc quiser o meu é cihlima@rocketmail.com
Beijos

Leah disse...

Eu não associo trabalho com conhecimento (faculdade/universidade) de forma alguma. A ligação entre os dois é mera coincidência... Acredito que "ser obrigado" a interessar-se por ou exercer apenas uma profissão por toda vida é uma prisão com paredes de ignorância. O mundo é muito mais do que apenas um ponto de vista! E quanto ao trabalho... eu sempre acho estímulo nos desafios, independente do ramo. Quando os desafios acabam (ou o aprendizado de uma forma generalizada) torna-se tedioso. O fato é que eu realmente concordo que "All paid jobs absorb and degrade the mind.". Não há dinheiro no mundo que pague meu tempo e é por isso que eu sempre procuro pelo aprendizado nos meus empregos... porque essa é a moeda que paga o tempo.